Encantamento
- Gorki Silva
- 26 de jun. de 2015
- 4 min de leitura

O assunto de hoje é instigante e diz respeito às nossas expectativas com relação aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Estou falando do encantamento, a atitude que cativa e fideliza!
No final de semana passado estivemos em Jericoacoara, eu e a Kátia, minha namorada, quando conhecemos o Gordinho, um bugueiro que nos conduziu entre as praias, dunas e lagoas, cartões postais daquela cidade absurdamente encantadora.
Contratamos os serviços do Gordinho através de um guia turístico que conhecemos logo ao chegar à pousada. Interessante que não conhecíamos nem o guia nem o bugueiro que veio nos pegar na manhã do dia seguinte.
Sabemos dos riscos quando motoristas inexperientes transitam por dunas e trilhas das nossas praias e por isso ficamos em estado de alerta enquanto não tínhamos certeza da perícia do nosso desconhecido guia.
Gordinho conhecia todos os segredos das trilhas imaginárias, os atalhos não percebidos pelas pessoas comuns, as armadilhas das areias escaldantes de Jeri.
Foi um sucesso! Despreocupados com a nossa segurança, pudemos desfrutar de paisagens maravilhosas, momentos inesquecíveis.
Duna do Pôr-do-Sol, Pedra Furada, Lagoa Azul, Lagoa Paraíso, Rio Doce e Praia do Preá são algumas das atrações imperdíveis e que fazem o encanto de uma vila habitada por pessoas simples e hospitaleiras.
Gordinho, sempre sorrindo, explicava tudo, parava para os registros fotográficos, contava histórias, se preocupava com os riscos das rochas e com o calor do sol e dizia da paixão pelo que fazia. Demonstrou possuir três qualidades indispensáveis ao bom profissional: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
O Conhecimento diz respeito ao saber. A Habilidade é adquirida quando praticamos aquilo que conhecemos. Já a Atitude é o querer fazer, diz respeito ao comprometimento.
Em resumo podemos assim compreender o CHA do SUCESSO:
C = Saber >>>> H = Saber Fazer >>>> A = Querer Fazer.
O Gordinho não foi um mestre, considerando o que se espera de alguém que mereça este título.
Mas uma questão é inegável: ele atendeu plenamente às nossas expectativas, na medida em que, agindo com segurança, com conhecimento da região, dirigindo o bugue com perícia e sendo educado, cortês e solícito, deu-nos tranquilidade para desfrutarmos da magia do lugar.
Poderíamos esperar algo mais, uma superação? Claro! Sempre existe uma possibilidade de encantar.
E é disso que estou falando. Posso ser a pessoa certa no lugar certo, e isso é o que muita gente faz.
Por outro lado, posso oferecer algo mais, o inusitado, o encantamento.
Posso com um simples gesto desencadear o brilho no olhar de forma inesperada, em qualquer situação, seja qual for a relação: com parceiros, clientes, parentes e amigos, filhos, companheiros, etc.
Estou falando em agir ativamente na construção de um momento mágico, inesquecível! Aquele algo mais, o toque especial que gera suspiros!
Sabemos do que estou falando, não é verdade? Claro que sim, pois sempre esperamos desfrutar de algo assim.
Muitas das vezes quase chegamos lá, fica faltando pouco, muito pouco!
Interessante, não?
Momentos antes de embarcarmos no Pau de Arara que nos levaria à Jijoca de Jericoacoara, talvez por acaso, Gordinho e Moréu, o guia turístico, passaram por nós, acenaram e desejaram boa viagem!
“Você pode caminhar na direção das ondas com o coração aberto e, quando a onda vier, você pode deixar que o atinja e o coloque de volta no chão, sobre os seus pés. Você pode caminhar em direção à onda e mergulhar nela. Ou pode deixar a onda desabar em cima de você.” Christine Day
Como de hábito, vou concluir trazendo uma parábola para nossa reflexão:
Uma mãe e um bebê camelo estavam descansando após uma generosa refeição, quando de repente o bebê camelo perguntou:
- Por que os camelos têm corcovas?
- Bem disse a mãe camelo, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver longos períodos sem água.
- E por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Filho, nossas pernas e patas são assim para permitir caminhar no deserto. Com as pernas longas mantemos o corpo mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim ficamos mais longe do calor. Com as patas arredondadas podemos nos movimentar melhor pela areia.
- E por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Meu filho, nossos cílios longos e grossos são como uma capa protetora para nossos olhos. Eles ajudam na proteção dos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto.
Para surpresa da mãe camelo, o filho camelo concluiu assim:
- Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através da areia do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do vento do deserto. Então o que é que estamos fazendo aqui no Zoológico?
Conhecimento, Habilidade, Capacidade e Experiência, só são úteis se você estiver no lugar certo e no momento certo. E não são suficientes para causar encantamento. Isso somente com o coração!
Pense nisso!
Tenha Um Dia Maravilhoso de Sucesso!
Comments